Aqui publicamos a historia da Basilica Velha em Aparecidinha em Sorocaba SP. Brasil, suas romarias e festas em louvor a Santa e também divulgar os destaques do Santuário Nacional de Aparecida.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Pai Nosso- Padre Marcelo Rossi

Elvis Presley - Amazing Grace - Tradução Legenda (português)


Quão Grande és Tu - Pe. Marcelo Rossi

Cura Senhor onde dói - Pe. Antônio Maria HD

Viva a Mãe de Deus e Nossa!!! (Hino N.S.Aparecida)

DAI-NOS A BENÇÃO-MÚSICA INTEIRA

C0NSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA

Romaria - Padre Antonio Maria

sábado, 25 de outubro de 2014

CIDADE DOS ROMEIROS

A CIDADE DOS ROMEIROS É UM ESPAÇO MUITO BONITO  COM GRANDES JARDINS E PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO E LOJAS DE LEMBRANÇAS DE APARECIDA.

Placa instalada na entrada da Cidade dos Romeiros.
(um fato que despertou minha atenção, quando da visita ao local em dezembro de 2013,
a data da inauguração, aconteceu justamente no dia de meu aniversario, motivo de muita alegria)

OBELISCO E FONTE


Este monumento em forma de obelisco e instalada no centro de uma fonte com chafariz, possui em cada face uma homenagem as pessoas de destaque de Aparecida

PRESEPIO PERMANENTE EM APARECIDA

ACESSO AO PORTAL


 PORTAL COM VISTA DA BASILICA



ANUNCIO DO ANJO


VISITA DE MARIA A SUA PRIMA ISABEL




A FUGA PARA O EGITO





OS PESCADORES



Visite o presépio permanente com imagens em tamanho real instaladas em uma montanha muito bonita com subida leve e facil.

Esta é uma pequena parte deste presépio, que só estando presente poderá dimensionar a beleza e o simbolismo do local.

CAPELA DO PORTO EM APARECIDA

Local onde os pescadores encontraram a imagem da Santa e ali construiram uma pequena capela em sua homenagem

PORTAL DE ENTRADA JUNTO AO PORTO



FRENTE DA CAPELA


INTERIOR DA CAPELA


Quando estiver em Aparecida visite este porto, no qual além das orações , é possível executar um passeio de barco no Rio Paraíba.


Oração a Nossa Senhora Aparecida


Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó incomparável Senhora da Conceição Aparecida. Mãe de meu Deus, Rainha dos Anjos, Advogada dos pecadores, Refúgio e Consolação dos aflitos e atribulados, ó Virgem Santíssima; cheia de poder e bondade, lançai sobre nós um olhar favorável, para que sejamos socorridos em todas as necessidades.
Lembrai-vos, clementíssima Mãe Aparecida, que não se consta que de todos os que têm a vós recorrido, invocado vosso santíssimo nome e implorado vossa singular proteção, fosse por vós algum abandonado.
Animado com esta confiança a vós recorro: tomo-vos de hoje para sempre por minha Mãe, minha protetora, minha consolação e guia, minha esperança e minha luz na hora da morte.
Assim pois, Senhora, livrai-me de tudo o que possa ofender-vos e a vosso Filho meu Redentor e Senhor Jesus Cristo. Virgem bendita, preservai este vosso indigno servo, esta casa e seus habitantes, da peste, fome, guerra, raios, tempestades e outros perigos e males que nos possam flagelar. Soberana Senhora, dignai-vos dirigir-nos em todos os negócios espirituais e temporais; livrai-nos da tentação do demônio, para que, trilhando o caminho da virtude, pelos merecimentos da vossa puríssima Virgindade e do preciosíssimo Sangue de vosso Filho, vos possamos ver, amar e gozar na eterna glória, por todos os séculos dos séculos. Amém.

A BASILICA DE APARECIDA


A BASÍLICA E A CIDADE

Em 29 de abril de 1908, a igreja passou a ser chamada de Basílica Menor e sua sagração se deu no dia 5 de setembro de 1909. Para a solenidade o Papa Pio X enviou, de Roma, relíquias de São Vicente Mártir. No dia 17 de dezembro de 1928, a vila que crescera em volta da Basílica e que pertencia ao município de Guaratinguetá, fica independente, tornando-se o município de Aparecida do Norte. Hoje, a cidade se chama Aparecida.

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil

O Papa Pio XI decreta Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil no dia 16 de julho de 1930. A Lei Federal nº 6.802 (30/06/1980) decreta oficialmente o dia 12 de outubro como feriado nacional, dia de devoção à santa. Esta Lei Federal também reconhece Maria como sendo a protetora do Brasil.

Rosa de Ouro

Em 1967, na festa de 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a Rosa de Ouro, gesto repetido pelo Papa Bento XVI, que ofereceu outra Rosa, em 2007, por ocasião de sua Viagem Apostólica ao país, reconhecendo a importância da devoção a Nossa Senhora Aparecida e do Santuário de Aparecida para o Brasil.

Nova Basílica

O fenômeno de Aparecida é impressionante. O número de romeiros cresce, cresce, cresce. Milhares de graças e milagres são relatados ano após ano. Por isso, uma nova basílica, bem maior, começou a ser construída em 1955 para acolher o numeroso fluxo de romeiros vindos de todo o país. Benedito Calixto, o arquiteto responsável pela obra, idealizou um edifício no formato da cruz grega. A igreja tem 168m de largura por 173m de comprimento. Suas naves chegam a 40m de altura e a cúpula central alcança 70m de pé direito. É uma obra impressionante. No dia 4 de julho de 1980, numa celebração eucarística solenemente conduzida pelo Papa João Paulo II, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi finalmente consagrada. O santuário de Aparecida é a maior basílica do mundo dedicada à Maria Mãe de Deus.

HISTORIA DE N.S. APARECIDA


História de Nossa Senhora Aparecida

Os fatos foram registrados primeiramente pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757. Esses registros foram feitos nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, à qual pertencia a região onde a imagem foi encontrada. A imagem apareceu em outubro de 1717. E os fatos aconteceram assim:
Dom Pedro de Almeida, governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, homem que detinha também o título de Conde de Assumar, passava por Guaratinguetá, SP, quando viajava para Vila Rica, MG. A população organizou uma festa para receber o conde de Assumar. Para prepararem a comida, pescadores foram para o rio Paraíba com a difícil missão de conseguirem muitos peixes para a comitiva do governador, mesmo não sendo tempo de pesca. Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves, sentindo o peso de sua responsabilidade, fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus. Depois de tentar várias vezes sem sucesso, na altura do Porto Itaguaçu, já desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede novamente. Não pegou nenhum peixe, mas apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Porém, faltando a cabeça. Emocionado, lançou de novo a rede e, desta vez, pegou a cabeça que se encaixou perfeitamente na pequena imagem. Só este fato, já foi um grande milagre. Mas, após esse achado, eles apanharam tamanha quantidade de peixes que tiveram que retornar ao porto com medo de a canoa virar. Os pescadores chegaram a Guaratinguetá eufóricos e emocionados com o que presenciaram e toda a população entendeu o fato como intervenção divina. Assim aconteceu o primeiro de muitos milagres pela ação de Nossa Senhora Aparecida.

 Devoção a Nossa Senhora Aparecida

A imagem ficou na casa de Filipe Pedroso por 15 anos. Ali, os amigos e vizinhos se encontravam para rezar à Nossa Senhora da Conceição. Graças e mais graças começaram a acontecer e a história se espalhava Brasil afora. Por várias vezes, à noite, ao rezarem junto à imagem, as pessoas viam que as luzes se apagavam e depois acendiam misteriosamente. Então, todo o povo da vizinhança passou a rezar aos pés da imagem. Construíram um pequeno oratório em Itaguaçu, que em pouco tempo já não comportava o grande número de fieis que para lá acorria.

Primeira Capela

O vigário da cidade de Guaratinguetá resolveu construir uma capela no morro dos Coqueiros. As obras terminaram em julho de 1745. O filho de Filipe Pedroso ajudou a construir essa capela. No dia 20 de abril de 1822, o imperador Dom Pedro I, juntamente com uma grande comitiva, fizeram uma visita à capela para homenagear a imagem milagrosa da Senhora de Aparecida, como também é conhecida.
A quantidade de pessoas e romeiros que visitavam a imagem aumentava a cada dia. Por isso, em 1834, deram início às obras da igreja que é conhecida hoje como Basílica Velha. Ela era bem maior que a capela e foi consagrada no dia 8 de dezembro do ano de 1888.

 Coroa e Manto de Nossa Senhora Aparecida

Em sua segunda visita à basílica, feita no dia 6 de novembro de 1888, a Princesa Isabel ofereceu à santa uma bela coroa feita de ouro, enfeitada com rubis e diamantes. Era o cumprimento da promessa feita 20 anos antes, na primeira visita feita à imagem.

Missionários Redentoristas

Os Missionários Redentoristas, congregação de origem italiana, chegaram a Aparecida em outubro de 1894. Eram padres, religiosos e irmãos que se dedicavam ao trabalho de atender a todos os romeiros que chegavam para rezar e cumprir suas promessas a Nossa Senhora Aparecida.

Coroação e favores

A imagem foi solenemente coroada – com a coroa que a Princesa Isabel doou – em 8 de setembro de 1904. A imagem passou a ser apresentada, então, com o manto azul anil, bordado com ouro e pedras preciosas. A celebração foi presidida por Dom José Camargo Barros. Estavam presentes o Núncio Apostólico, vários bispos, o senhor Rodrigues Alves, então Presidente da República, e grande multidão. Após este fato, o Santo Padre concedeu ao Santuário de Aparecida outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida e indulgências para os romeiros em peregrinação ao Santuário.


PENITENCIA DE 15 DE NOVEMBRO

Fiéis são esperados em romaria no dia 15

Cruz de 30 kg será levada do Mosteiro São Bento até Aparecidinha
Cerca de 300 fiéis são esperados na 60.ª edição da Romaria da Penitência de Sorocaba, programada para o feriado do dia 15 , às 5h. A tradicional peregrinação até o Santuário de Aparecidinha tem como ponto de concentração e partida o Mosteiro de São Bento, no Largo de São Bento, no Centro. Ao longo dos 16 quilômetros os romeiros revezam-se com a cruz de 30 quilos e lembram o sofrimento de Jesus Cristo. Durante toda a via sacra são feitas orações, reflexões e hinos. Na chegada, prevista para as 9h30, será celebrada uma missa.

O padre José Antonio Leite de Oliveira, pároco do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição Aparecida, explica que, diferentemente das demais caminhadas, a do próximo dia 15 de novembro é "mais silenciosa" por causa das confissões dos fiéis, que são atendidas ao longo do trajeto. Durante a via sacra, em cada uma das 14 estações, também é feita uma parada para a leitura de um texto bíblico e reflexão, acrescenta o padre. A Romaria da Penitência foi criada na década de 60, pelo monsenhor Mauro Vallini e o comendador Luiz Almeida Marins.

Texto extraído (e atualizado) do Jornal Cruizeiro do Sul, pagina 4 do caderno A em 12/11/ 11

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

IMAGEM APARECIDA PARA COLORIR


ROMARIA DO TERÇO


Acontece todo primeiro domingo de cada mês (em novembro 2014 será dia 1º um sábado), tradição de muitos anos. A romaria parte do inicio da Av. 3 de Março até a Basílica Velha onde é celebrada a missa em homenagem aos romeiros.

A Romaria tem inico as 6:00 horas no ponto de partida, onde todos se apresentam  e geralmente terina as 7:45 horas. Durante todo o percurso os fieis vão rezando o terço e após o termino  cada romeiro faz seu pedido ou agradecimento para uma graça com a intercessão da Mãe Aparecida e seus Santos de devoção acompanhados de uma Ave Maria e de um Padre Nosso

Venha você também participar desta romaria, onde a  fé é compartilhada entre todos os presentes com testemunhos de graças alcançadas.

A volta para casa acontece geralmente através de linha de ônibus que serve o bairro ou com algum parente ou amigo que foi
assistir a missa em condução própria.

12 de OUTUBRO - DIA da PADROEIRA DO BRASIL


Todo ano, nessa data é comemorado o dia de Nossa Senhora Aparecida no próprio bairro, onde é celebrado  a Santa Missa durante todo dia, sendo a primeira as 6:00 horas e a ultima as 18:00 horas com intervalo de uma hora cada.

Cada Missa é celebrada por um pároco convidado das diversas paróquias da cidade, e assim comemora-se o dia da Padroeira do Brasil com uma grande festa que acontece no Casarão com participação da comunidade e os fiéis que comparecem em grande numero e desfrutar das barracas de pastel, de tapioca, de doces e do bazar.

FOTO DA ROMARIA NA MADRUGADA EM FRENTE DO SANTUÁRIO



O ano-novo em Sorocaba começa, uma vez mais, sob as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, neste 1º de janeiro, consagrado universalmente pela Igreja à reverência à Santa Mäe de Deus. Após missa celebrada no Santuário Novo do bairro de Aparecidinha, sob a presidência do arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, às 5 horas da madrugada deste primeiro dia de 2014, os fiéis devotos saem em romaria pela estrada velha, em direção ao centro urbano do Município, trazendo para a Catedral Metropolitana a veneranda imagem da Santa, num trajeto de mais de 17 quilômetros. A tradição se repete há 113 anos neste dia, mas, na realidade, as romarias de Aparecidinha ocorrem, certamente, há bem mais de 200 anos. Foi, porém, em 1899 que, em meio à epidemia de gripe espanhola que assolava a cidade e dizimava famílias inteiras, monsenhor João Soares do Amaral, pároco da então simples igreja matriz de Nossa Senhora da Ponte (Catedral a partir de 1º de janeiro de 1925, com a chegada e posse do primeiro bispo, dom José Carlos de Aguirre), fixou as datas de 1º de janeiro, vinda, e segundo domingo de julho, volta, para as romarias anuais em honra de Nossa Senhora Aparecida.

Ontem, no bairro de Aparecidinha, foi dia de despedidas à veneranda imagem da Padroeira, com vigília de orações iniciada logo às 8 horas, com a celebração de missa no Santuário Histórico, sob a presidência do pároco-reitor local, padre José Antônio Leite de Oliveira. A previsão é de que a romaria adentre a praça Cel. Fernando Prestes nesta manhã de Ano Bom por volta das 11 horas, trazendo a imagem da Santa. Em seguida, missa campal de ação de graças de encerramento e em honra da Santa Mãe de Deus será celebrada de altar montado nas escadarias da igreja da Catedral Metropolitana, sob a presidência de seu pároco, padre Tadeu Rocha Moraes. Antes, acontecem as tradicionais paradas junto à Santa Casa de Misericórdia, onde o nicho com a imagem de Nossa Senhora Aparecida é retirado do andor e levado de quarto em quarto pelo padre José Antônio, pároco-reitor do Santuário Arquidiocesano de Aparecidinha, para abençoar os enfermos ali internados na passagem do ano, e sobre a ponte da rua XV de Novembro, para a tradicional queima de fogos.

MONUMENTOS de APARECIDINHA

Monumentos
* Capela de Aparecidinha (o segundo santúario mais antigo do mundo dedicado a Nossa Senhora Aparecida). 
* Casarão de Aparecidinha (A construção mais antiga do Bairro) 
atualmente restaurado, abriga os eventos da paróquia.
* Novo Santuário de Aparecidinha (construido pela carência de espaço dos fiéis no Antigo Santuário).

ROMARIA



--- Duas vezes ao ano são realizadas as Romarias de Aparecidinha, de tradição bicentenária, onde a imagem da Santa segue da Catedral Metropolitana de Sorocaba à Igreja da Aparecidinha no segundo domingo de julho, e retorna à Catedral em 1° de janeiro. 

Estes eventos reúnem milhares de fiéis que percorrem a pé os 14 km, acompanhando a Santa,  em ação de graças e cumprindo promessas.

Contasse pelo antigos moradores que a romaria de Aparecida (nome oficial do bairro) teve seu início durante uma epidemia de febre amarela que dizimou grande parte da população de Sorocaba e região durante tempos passados.

A quantidade de pessoas que faleciam era tão grande a ponto das autoridades locais ficarem preocupados, já que de cada 100 habitantes; oitenta e nove se encontravam contaminados e logo faleciam. Vendo que os moradores da região de Aparecida não faleciam e nem mesmo ficavam doentes; os religiosos manifestaram sua fé na imagem de Nossa Senhora que lá estava (pois um pouco antes do início da epidemia, a imagem foi levada do Bairro e colocada na catedral da cidade, sem a aprovação dos devotos locais)

 Sendo assim, pela fé, os devotos que frequentavam a catedral passaram a acreditar que a epidemia que se instalava na cidade tinha uma motivação "A santa não teria aprovado sua retirada da capela que leva seu nome". Não tendo mais outra alternativa o Monsenhor João Soares do Amaral, em sua fé, fez a seguinte promessa "que levaria todos os anos a imagem de Nossa Senhora a capela e depois em todo o primeiro do ano a traria de volta a catedral metropolitana) e assim foi feito, após a realização do ato; o monsenhor foi o ultimo a morrer vítima desta epidemia, nas escadas da catedral metropolitana.

FOTOS DA ROMARIA DE 1º JANEIRO 2014








HISTORIA DA IGREJA


A Igreja foi construida em 1785 quando o português guarda-mor Antonio José da Silva mudou-se de Lorena (MG) para Sorocaba  fixando residência rio Pirajibu do Meio e trouxe consigo uma imagem em madeira de Nossa Senhora Aparecida. Assim que chegou mandou construir uma Capela em homenagem a santa. Esta foi a segunda igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida (a primeira foi a cidade de Aparecida - SP). Nas imediações da igreja havia um chafariz colocado em 1986 num largo (hoje nomeado Largo Antonio Jose da Silva) e haviam também varias casas construidas por escravos da época.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

HISTORIA DA IMAGEM

História e a imagem da santa
O bairro surgiu da formação de um arraial ao longo do córrego Piragibú. A atual Aparecidinha, na época era Piragibú do meio. O bairro era passagem de tropeiros que viajavam para o sul do país.
 A imagem da Santa foi trazida e deixada em 1782 por esses tropeiros que iam para o sul comercializar seus muares. A primeira imagem – diz a lenda – que foi feita por um índio e era de barro. 
Primeiramente essa imagem foi deixada num nicho sobre uma pequena árvore que ficava nas imediações do atual cemitério (onde tudo começou e  está vizinho do Novo Santuário). 
Todos os tropeiros que por ali passavam, faziam suas orações (pedidos e agradecimentos) a Nossa Senhora para suas viagens. A vila passou, a partir de então, a chamar-se Aparecidinha.